Search
  • Isabel Arruda

Meu canadense de sangue brasileiro

Meu Benjamin,


Queria te contar uma coisa. Na verdade quero te contar muitas, mas vou começar com esta daqui.


Você é canadense. E você nasceu em Vancouver, que é onde moramos. Mas nas suas veias corre sangue brasileiro.  Mamãe, papai e irmã nasceram por la, em uma cidade que diziam ser Maravilhosa - e que nas minhas lembranças por muito tempo foi - chamada Rio de Janeiro. Em breve você vai conhecer e vai entender o tamanho do meu amor.


Mesmo sendo canadense, no seu DNA tem alguns elementos desconhecidos pra quem nasce por aqui: tem samba, tem alegria, tem riso frouxo, tem simpatia, tem boteco, tem feijoada, tem caipirinha, tem jogo de cintura, tem malemolência, tem sol.

Mesmo tendo nascido no país do maple syrup e do “sorry”, suas raizes são brasileiras e quero que você entenda de onde veio e não esqueça suas origens, pois somos quem somos por causa de tudo que vivemos até aqui.


Talvez você nunca conheça os lugares que passei minha infância. Talvez não conheça alguns amigos da mamãe e algumas pessoas da familia. Aliás, Você vai aprender que nossa família daqui não é de sangue e sim de escolha. Escolha pra caminhar lado a lado, ajudando e acolhendo. 


Agora que você ja sabe de onde vem, deixa eu te contar dos seus pais. Pensando na nossa família...na sua irmã e já em você também, nós resolvemos mudar.  Tivemos uma batalha entre coração x razão e a razão levou a melhor. Eu quero que vocês conheçam a nossa história e se orgulhem dela, pois abrimos caminhos espinhosos para podermos gozar de uma coisa chamada qualidade de vida. Renunciamos muito para termos o direito de ir e vir livremente. Levamos nossa saúde mental à exaustão planejando e executando para que dias melhores chegassem e vocês pudessem viver uma infância mais livre. E esse dia chegou! 


Sei que vai ser difícil aprender o português. Talvez você vá gostar mais de poutine do que de pão de queijo e talvez nunca entenda o significado real da palavra saudade. Mas você vai ter uma misturinha toda especial só sua. Você tem uma certa carioquice no olhar. O seu sorriso largo e frouxo já indica que você vai ser boa praça e fanfarrão, típico do pessoal lá da terrinha. 


Meu canadense de sangue brasileiro.

6 views0 comments

Recent Posts

See All