top of page
Search
  • Writer's pictureIsabel Arruda

Recomeço

“Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser” - Charles Chaplin.


Recomeçar significa começar do zero, começar de novo. O conceito é muito bonito em um texto motivacional, mas muito difícil quando o vivemos na vida real, queira você tenha buscado isso ou não. Vamos me usar como exemplo. Eu quis recomeçar, escolhi estar aqui e não trocaria por nada, foi a decisão mais feliz e acertada da minha vida, porém não significa que será fácil ou indolor.


O que quero ser quando crescer?! Não sei bem como responder a esta pergunta. Estou em fase de profunda transformação. Não sei para onde quero ir e para onde a vida vai me levar, porém tenho a certeza do que não quero. Não sei se quero trabalhar em televisão, escrever crônicas, livros infantis ou arrumar um job part time. A realidade é que não tenho muito tempo para filosofar sobre isso. Preciso fazer algo porque as contas chegam, certo?! E aqui ainda chegam em dólar. Adoraria dizer, “Ei, estou me reinventando, pago as contas daqui a alguns meses, combinado?! “, mas acho que não seria bem compreendida, o mundo capitalista me engoliria e não aceitaria minhas desculpas.


A vida de um recém imigrante se faz de recomeços. É o ponto inicial e principal. A pergunta mais importante quando considerar dar aquela sacudida e sair da sua zona de conforto é: “você está preparado para recomeçar em todas as esferas da sua vida?! Mesmo, de verdade?!” Se olhe no espelho e faça esta pergunta uma, duas, dez, mil vezes, até estar plenamente convencido. Se convença, acredite e não se boicote nessa resposta, porque quando chegar esse momento você vai se lembrar disto. Eu estou! Estou plenamente preparada! Tá bom, mas e agora, por onde começar?!


Acabei de sair de uma palestra de 1 hora e meia sobre Job and carrer search. (já é a terceira que participo). São tantas novas e preciosas informações (e elas vem acompanhadas de sentimentos contraditórios: estou mais preparada para enfrentar isso / to ferrada!) Estou aprendendo o que eles valorizam, como se portar em uma entrevista, os estilos de currículos, como fazer uma cover letter, a importância do voluntariado, encontro de grupos de interesse e a lista continua sem fim. Sinto uma fumaça saindo da minha cabeça, pensamentos fundidos e não estou funcionando mais. Pausa para um café quente e um pouco de açúcar para recuperar as energias.


Abre parênteses.

Já escrevi isso antes e volto no assunto: são tantas as possibilidades para um recém chegado no Canadá se inserir no mercado de trabalho, tantas as ferramentas oferecidas, workshops, coachings prontos para te ouvir e aconselhar, feiras de contratação. É muito bacana saber que você não está sozinho nesse barco e que a cidade se preocupa com essa inclusão. Dá um carinho na alma.

Fecha parênteses


Portanto, mais uma lição aprendida. Deixe o ego de lado. Esqueça tudo o que você fez até agora e abra espaço para novo aprendizado. Seja humilde. Claro que a sua experiência e bagagem de carreira e vida te ajudarão em alguns momentos, mas tenha a humildade de entender como eles fazem por aqui. Todo recomeço traz consigo um crescimento e uma excelente oportunidade para reflexões e auto conhecimento. Nunca me senti tão livre para fazer escolhas. Estou conhecendo uma parte de mim que não sabia ser possível existir. E quer saber?! To adorando!

9 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page